O que um grupo de artesãs gaúchas pode nos ensinar sobre inovação

Na atualidade se fala muito em pertencimento, e um aspecto interessante dessa noção de pertencimento é que ela nos forma a identidade. E isso também se reflete nas empresas e em seus produtos.

O especialista em liderança e consultor empresarial Stephen R. Covey  em seu livro Os 7 hábitos das pessoal altamente eficazes, nos diz que  “A necessidade de produzir hoje é a realidade atual e representa as demandas de capital, mas o verdadeiro mantra de sucesso é a sustentabilidade e o crescimento”  e seguindo este mantra, trago aqui a história de empreendedorismo que conheci recentemente do Grupo Canoa.

Um grupo formado por artesãs da cidade de Canoas no Rio Grande do Sul, que cria coleções de acessórios simplesmente incríveis, utilizando como matéria- prima materiais de sobras da indústria de automóvel.

O que provoca o encantamento de suas coleções perante o mercado são duas coisas que andam muito juntas, a consciência cada vez maior que vivemos da importância da sustentabilidade aliada a produtos diferenciados e inovadores.

O grupo surgiu em 2007,o nome CANOA foi escolhido em homenagem a cidade onde estão situados e também porque a canoa abre caminhos que levam o indivíduo e suas criações a vários destinos.  O lançamento da primeira coleção foi no mesmo ano, e a partir daí foram várias coleções e sempre buscando inovar e surpreender o número cada vez maior de consumidores através do design. Atualmente são cerca de 30 pessoas que participam do projeto. 

 Passo a passo, o sucesso veio com o tempo, e em novembro de 2014 o grupo foi escolhido para representar o Brasil em um seminário na Espanha, como exemplo de trabalho sustentável, com diferenciação de produtos e a geração de emprego e renda.

O Grupo CANOA traz design, inovação, empreendedorismo e um ensinamento que representa o espirito do Traços de Valor.

História muito bacana, exemplo de sucesso que mostra que ao olhar para dentro e conhecer suas histórias e origens, essas artesãs conseguem a cada nova coleção inovar em produtos que criam conexão emocional com seus consumidores e nos ensinam que inovação é a maneira como você usa sua expertise para criar algo novo.

 

Melissa Walzer Sant´Ana

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